terça-feira, 24 de julho de 2012

Por que Deus nos prova?

Olá jovem, tudo bem?

Esses dias em casa, peguei a bíblia e comecei ler 2Cronicas 31 e 32 que fala sobre o rei Ezequias, e houve um versículo que me chamou muito a a atenção, veja:

"Contudo, no tocante aos embaixadores dos príncipes de babilônia, que foram enviados a ele, a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração."   2 Crônicas 32:31

Veja que Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber o que havia no seu coração. E fiquei pensando por que Deus o deixou, o que havia no coração de Ezequias??

Em certo momento de sua vida, Ezequias se exaltou:

"Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém."   2 Crônicas 32:25

Deus estava provando Ezequias, querendo ver se ele continuaria se exaltando, só porque tinha riquezas, fama, mulheres, Deus queria provar se ele era fiel a Deus ou as coisas materiais.

Há na bíblia vários relatos onde Deus provou o que havia no coração de seus servos.


  •  Davi foi ungido a rei, mas não começou a reinar logo em seguida, pois Deus queria provar o seu servo, para ver, se depois de ungido ele iria se exaltar, ou continuaria sendo servo fiel como antes. Davi se mostrou humilde e fiel ao Senhor, e então depois de alguns anos começou a reinar. (1Sm 17)
  • Judas era o tesoureiro dos discípulos, era um cargo importante, mas abriu mão disso, e traiu Jesus, era preciso um substituto, e foram citados José e Matias, e oraram ao Senhor: " E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido." Atos 1:24, Matias fora escolhido para ser o substituto de Judas, pois seu coração estava voltado para o Senhor.
Mas Deus nos dias de hoje também nos prova:

"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não"  Deuteronômio 8:2  

Mas com qual objetivo?

  •  Para saber se confiamos Nele,
  • Para saber se seremos fiéis mesmo na luta,
  • Se somos maduros,
  • Para nos colocar em um lugar melhor.( Dt 8: 7-10).
Deus nos prova para  aprendermos a sermos humildes e para nos preparar  para tarefas maiores e/ou de maiores responsabilidades. Muitas vezes Deus não nos tenta para nos condenar, mas para ser um sinal do seu propósito cujo  o coração está Nele.

Se você passa nas provas da 8º série ( ou agora o 9º ano), logo você irá para o 1º ano do ensino médio. Se você vencer essa prova, poderá alcançar coisas maiores.

As vezes a luta é tão grande, e parece que nunca vai acabar, muitas vezes não entendemos o plano de Deus, mas temos que confiar Nele.

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."  
                                                                                                                                   Isaías 55:9

Não sei o que você jovem pode estar passando, talvez seja o pior momento da sua vida, mas continue sendo fiel a Deus, guarde os seus mandamentos, pois Deus está te preparando para algo muito melhor, além do que você consegue imaginar!

Com carinho, Juliana.




segunda-feira, 16 de julho de 2012

Qual é a sua escolha?

Olá jovem, tudo na paz?


Essa mensagem foi dada no Grupo de Jovens sábado, e espero que Deus possa falar mais ainda com vocês!


Em Hebreus 11, é falado sobre fé, e os heróis da fé, e hoje vamos falar de um deles: Moisés.


Deus chamou Moisés, para que através dele, o povo de Israel saísse do Egito e Moisés escolheu fazer a vontade de Deus mas para isso ele teve que tomar uma decisão, veja qual foi:


"Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa."
Hebreus 11:24-26

Moisés decidiu ser chamado servo do Deus Altíssimo do que filho da filha de Faraó, ele abriu mão de ser o próximo rei do Egito, ele abriu mão de boas roupas, de se alimentar bem, para ser maltratado com o povo de Deus. 

Será que somos maduros como Moisés foi, pois a bíblia diz que Moisés sendo já grande recusou ser chamado filho da filha de Faraó, para abrir mão da zona de conforto, dos prazeres, dos nossos sonhos para viver o plano de Deus para a nossa vida?

Me lembro de Abraão, quando Deus mandou ele sacrificar o seu único filho, aquele ao qual ele tanto amava e tanto esperou para ter, Abraão foi obediente, e subiu ao monte com seu filho, montou ali um altar e colocou nele o seu filho como oferta a Deus, veja que coragem, que submissão, será que somos capazes de fazer isso com o  nosso Isaque? Com o nosso sonho, com aquele namoro que não vem de Deus ?

Moisés sabia, que mais valia fazer a vontade de Deus do que a sua, ele considerava Cristo, a Palavra mais valiosa do que as riquezas do Egito. E qual valor tem a Palavra para você jovem? Ela simplesmente são palavras bonitas, uma historinha, ou nela há o que pode mudar a sua vida?

Há a vontade real de Deus e a permissiva. 

Por exemplo, você quer fazer faculdade de Contabilidade, mas Deus quer que você seja um Jornalista, ele permite que você vá e faça a faculdade de Contabilidade, mas o que Ele quer para você não é isso, então ao concluir o curso, você não se sentirá realizado, pois você não está no centro na vontade de Deus, você está na vontade permissiva.

Procure descobrir qual é a vontade Real de Deus para a sua vida, só assim você será realizado.

Moisés podia ter ficado no Egito, sendo bajulado, e recusado fazer a vontade de Deus, porém se ele fizesse isso, nunca se sentiria realizado.

Moisés abriu mão de tudo, e foi... e através dele o povo de Israel saiu do Egito, e possuiu Canaã, a Terra prometida por Deus.

Jovem, Deus tem um plano na sua vida e vale a pena se sujeitar a vontade de Deus, abrir mão do pecado, dos seus sonhos, pois a recompensa virá do Senhor.

Amém? Que Deus possa falar mais contigo.

Com carinho, Juliana.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Qual amizade você escolhe?

Olá Jovem, tudo bem?


Quem de nós não quer ter uma amizade sincera, que sempre está por perto quando mais precisamos?!

Mas será que temos sido amigos das pessoas ao nosso lado, será que temos nos importado com a sua dor, será que nos alegramos a com a vitória deles ou sentimos inveja?

Se você quer ter um amigo, seja o amigo!

Escolhemos nossas amizades por vários fatores: Gostar das mesmas coisas, ver sinceridade no outro, e etc.

Mas a Bíblia nos dá a escolha entre duas amizades: a de Deus e a do mundo.

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."   Tiago 4:4

E qual dessas amizades você escolhe?



Na ultima postagem com o título: Cuidado com o Leão, vimos a história de um homem que tinha uma ordem de Deus para não comer, nem beber água e nem voltar pelo mesmo caminho ao qual veio, ele obedeceu de principio, mas em um determinado momento, se esqueceu da ordem de Deus e voltou pelo caminho, comeu e bebeu, fazendo isso, ele se tornou inimigo de Deus, ao ponto de Deus mandar um leão o atacar. 

"E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do SENHOR; por isso o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera."  1 Reis 13:26

Cuidado jovem, não escolha se tornar inimigo de Deus, pois o leão pode te atacar!

Escolha ser amigo de Deus!

Houve um homem na Bíblia que foi chamado amigo de Deus, seu nome é Abraão.

"E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus."  Tiago 2:23

Abraão foi considerado amigo de Deus, pois este tinha intimidade com o Senhor, ele andava nos caminhos de Deus buscando a perfeição, através de Abraão seu sobrinho Ló foi salvo, tudo o que Deus ia fazer contava a ele.

Quero ter essa intimidade com Deus, e você?

Como podemos nos tornar amigos de Deus?

"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."  João 15:14-15


Para ser amigo de Deus basta andarmos nos Seus caminhos, fazermos o que Deus nos manda.

Escolha Deus, escolha ser amigo de Deus!

Que Deus possa falar mais contigo,

Com carinho, Juliana.