segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Qual a diferença entre amor e paixão?

Olá Jovens tudo bem?

Nesse Mês estaremos aprendendo sobre o Amor que vem de Deus, falaremos sobre tudo...sobre Ficar, Namoro Cristão, Sexo e Casamento.

Nesta 1° Postagem iremos falar sobre: Qual a diferença entre amor e paixão?
                                                                     
Segundo o dicionário:                              

Paixão: movimento impetuoso, atração, objeto de afeição, ilusão.

Amor: afeto, amizade, apego, ternura.
Paixão é um sentimento e emoção elevados a um alto grau de intensidade, sobrepondo a lucidez e a razão. É uma disposição afetiva, ardente, dominadora e cega. Paixão é uma obsessão intensa e doentia.

Diz o ditado que: O amor é cego, mas eu digo que o amor é que vê e a paixão que é cega. Pois quem ama vê os defeitos, mas escolhe amar a pessoa como ela é, suportando as diferenças, já a paixão não é assim, quem está apaixonado não vê defeitos, pois o que interessa é só o momento.

Vejamos na Bíblia um caso de paixão então...

Em 2 Samuel 13:1-20, conta a história de Amnom e Tamar.

Amnom estava apaixonado por Tamar, mas eles eram meio irmãos ,Amnom a olhava e a achava tão bela que a desejava mesmo assim; porém eles eram maio irmãos e não era certa essa união. Mas ele não quis saber, fingiu estar doente e pediu que Tamar lhe desse o que comer. Com toda a inocência de uma menina jovem, ela foi...mas o plano dele estava armado, deitou-se na cama fingindo-se mal e pediu que sua irmã entrasse e todos os servos saíssem.
Então Tamar foi..e quando entrou no quarto Amnom a agarrou, ela implorou para que não fizesse isso, mas ele não quis saber, ele não se importou com a reputação dela, só pensava em si mesmo. E depois que teve o que tanto desejava a lançou fora, como se fosse um lixo.

A paixão é assim, é um sentimento onde você não tem controle e não mede esforços para conseguir satisfazer seus desejos, você nem ao menos pensa na pessoa, e quando consegue o que tanto queria, despreza a pessoa.

Já o amor é mais calmo, ele tudo sofre, tudo crê, espera e suporta (1Co 13:7).

Vamos agora ver uma história de amor e compare com a da Paixão.

Em Genesis 29:17-30, fala da história de Jacó e Raquel.

Jacó amava a Raquel e por ela trabalhou 7 anos para o seu sogro Labão, Jacó não tinha "dote" para oferecer a Labão por isso ofereceu seu trabalho.Fizeram um trato, Jacó trabalhava os 7 anos e depois Labão entregava sua filha a ele.

Passado os 7 anos, Jacó foi falar com Labão, e então foram chamados todos da família, os servos e vizinhos próximos para comemorar....mas Labão enganou Jacó, em vez de dar sua filha Raquel ele deu a filha mais velha a Léia, pois era costume da época dar a filha mais velha a casamento e depois a mais nova. Jacó quando descobriu que foi enganado, foi tirar satisfação com Labão, e então foi-lhe oferecido trabalhar mais 7 anos para que Jacó pudesse se casar com Raquel.

Jacó podia ter saído no murro com Labão, ou ter pego Raquel e ter fugido, mas não foi assim que ele fez.
Ele cumpriu mais os 7 anos de trabalho duro e teve Raquel por sua esposa.

Veja que quem ama espera, e luta.

Então decida, o que você quer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário