terça-feira, 28 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Não seja irresponsável!

“E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor,vem, e vê.” (João 11:34)

Lázaro era muito amado pelo Senhor Jesus, porém uma enfermidade o dominou. Suas irmãs Marta e Maria, ao saberem da enfermidade, avisaram Jesus, para que Ele o curasse.
Passado um tempo, Lázaro faleceu. Com isso, uma multidão fora “prestar a ultima homenagem”, todavia, até ali, Jesus ainda não havia aparecido, mas, Marta e Maria já havia ido a Ele. A posição que poderiam ter era apenas confiar - algo que não fizeram, e uniram-se com a multidão para chorar.
A Biblia relata que, colocaram Lázaro em um túmulo, o fecharam com uma grande pedra, e lá de fora, apenas pranteavam. Quando Jesus chegou Àquele lugar, deparou-se com um túmulo fechado, uma grande pedra, e uma multidão chorando, até então, sabia apenas que Lázaro estava enfermo. É claro, como Deus, sabia de tudo o que estava acontecendo, mas trazia um grande ensinamento Àquele povo, que O escutava, e chegou até nós, com o intuito de ensinar-nos a confiar mais na Palavra do Senhor.

Jesus, ao chegar, questionou Marta e Maria: “Onde puseste Lázaro, meu amigo?” , então, aquelas mulheres tiveram a responsabilidade de levar o Senhor até o lugar, onde, junto com a multidão, colocara Lázaro.
O grande problema do ser humano, é ser ansioso, isto é, nós, muitas vezes, agimos como Marta e Maria, vamos a Jesus, pedimos Sua ajuda, mas, nós mesmos após orarmos, tiramos conclusões, e a multidão também nos ajuda com essas conclusões, com isto, colocamos “Lázaro” em um determinado lugar, e depois, Jesus virá a nós e nos interrogará, onde colocamos o Seu amigo.
No tempo que Jesus ficou fora, Lázaro adoeceu, depois, Marta e Maria constataram seu falecimento, e junto da multidão, colocaram-no em um lugar, onde, posteriormente, com a chegada de Jesus, foram colocadas como as responsáveis por colocarem Lázaro em tal lugar. Elas conduziram Jesus ao lugar onde ELAS colocaram Lázaro.
Nós muitas vezes, estamos colocando nossos familiares em um lugar, onde não é o lugar onde Deus esperava vê-los. Por sermos filhos do Altissimo, temos a Palavra como Arma poderosa, e temos a missão de conduzir os perdidos ao encontro da Salvação. Em nossa casa, há perdidos, e somos responsaveis por eles, nossa preocupação deve ser: O que falaremos a Jesus, quando Ele nos questionar onde colocamos Seu amigo? Deus abomina o pecado, mas ama o pecador, e a salvação é a todos quantos creem, e a vontade dEle é ver todos os homens salvos (1 Timóteo 2:4), e neste plano de salvação, esta incluida nossa familia. O que estamos fazendo com o Amigo de Jesus? Somos os responsáveis, o “Lázaro” está impossibilitado,e  nós seremos cobrados (Deut. 18:7)
  








 








 
Onde estamos colocando nossos familiares? Aquele familiar que um dia rejeitou um convite que fizemos de nos acompanhar à igreja, e logo declaramos: “ Pra este caso não tem jeito”, e, na realidade, até hoje ele ainda não aceitou nos acompanhar. Haverá um Dia, em que estaremos diante do Todo-Poderoso, e seremos questionados onde colocamos o nosso familiar. É pra nos causar temor!
Quantas são as vezes, em que, nomeamos nosso familiar de mentiroso, safado, viciado; você mãe, olha para seu filho e o chama de viciado, você esposa, não tem paciencia com seu marido e o insulta, o chama de “pinguço”, até de divórcio você já o ameaçou, devido ao vicio. A pergunta é: “Onde você o colocou?”
Nossas palavras tem poder (Provérbios 18:20), e satanás age através delas. Nós, temos feito como Marta e Maria e a multidão, estamos tirando conclusões precipitadas, e ou invés de declararmos que os filhos são herança do Senhor (Salmos 127:4), só há insultos, ou invés de valorizar o casamento e lutar pelo cônjuge (Mateus 19:6), só se pensa em separação, você filho, pensa em sair de casa, ou invés de se posicionar e buscar pela salvação de seus pais, enfim.
Amigo, aquela multidão, por suas conclusões colocaram Lázaro (amigo de Jesus), numa posição de morte, e aquela não era a posição na qual Deus esperava. Não podemos ser irresponsáveis, e colocarmos nossos familiares e/ou  conhecidos num lugar onde Deus não declarou ser deles. Não é a vontade de Deus que seu familiar viva à base de remédios, não é da vontade de Deus, que seu familiar seja viciado, não é da vontade de Deus, ver seu filho passar dias longe de casa, não é da vontade de Deus sua separação. Inclusive, o unico caso em que o divórcio é permitido pela Biblia Sagrada é em caso de traição (Mateus 19), caso contrário, é sua missão lutar pela salvação do seu conjuge.
  






 








 
Nós não estamos agindo corretamente; falamos demais! Vamos nos cautelar, não podemos ser o impedimento da salvação da nossa familia.
Não coloque seu familiar numa posição em que, a Biblia Sagrada não mostra ser dele. Declare que ele(A) é do Senhor, lute, faça a obra!
No Grande Dia (Romanos 14:12), Jesus Se dirigirá a nós e perguntará: “Onde o pusestes?”. O que falamos a respeito daquele familiar? Será que, por causa de nossas palavras, não teremos que fazer como Marta, e levar a Jesus até o lugar onde NÓS o colocamos? Não podemos impedir a salvação de ninguém!

Que Deus fale mais contigo!







 








 
Venilton Donizete, Lider do grupo de jovens da IIGD, Sede de Campinas.




 


















 
                 
 

     
 



























sexta-feira, 17 de junho de 2011

Entregue ao Senhor

1 Samuel 1:11


"E fez um voto dizendo,Senhor do Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas a tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha."


Vamos  meditar mais um pouco na história de Ana, e aprender com ela.


Ana era estéril, e fez um voto ao Senhor, que se Deus a desse um filho ela o devolveria para que ele o servisse todos dos dias da sua vida.


Veja se ela cumpriu o seu voto no verso 20 e 24
"E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu luz a um menino,ao qual chamou Samuel, porque dizia, o tenho pedido ao Senhor.
E havendo-o desmamado, tomou-o  consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o a casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda criança" 


Jovem, entregue seus sonhos, seus projetos, sua família ao Senhor, pois das mãos dele o diabo não pode tirar.Faça como Ana que perseverou, lutou, pelo seu sonho.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Não deixe que matem os seus sonhos

Olá jovens!

Já meditamos sobre a vida de Samuel,e vimos que ele ungiu Saul a rei, mas aprendemos também que Deus o rejeitou, mandando que Samuel fosse a casa de Jessé e ungisse ali um outro rei.Sabemos que esse rei, foi Davi, ele era o menor da sua casa, que cuidava das ovelhas do seu pai, e que era valente, pois venceu o leão e o urso que tentara matar as ovelhas.


E meditando na Bíblia, hoje vou te mostrar como Davi era  corajoso, a ponto de não se entregar. Aí você me pergunta se entregar a quem, ou a que?


Meditemos em alguns versículos:


Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso? (1Sam 17:26-29

 Veja que o irmão de Davi, Eliabe, se irritou com ele, e em outras palavras mandou Davi ir cuidar das ovelhas, como dizendo: Vai trabalhar! Cuidar de ovelhas é a única coisa que você sabe fazer mesmo, pra que você está aqui, por acaso é um guerreiro?

Olha outra afronta que Davi teve que passar.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. (1 Sam 17:32,33).


Só para completar, veja mais uma:

O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. (1 Sam 17:41-44.)

Jovem talvez você tenha um sonho, o desejo de fazer algo, mas todos dizem que para isso você é muito novo, você é incapaz, até dizem: ahh faz dessa forma então que assim quem sabe...

 Mas faça como Davi que mesmo seu irmão mandando ele ir cuidar das ovelhas, Saul querendo que ele se armasse, e o Golias o afrontando, ele ficou firme, ele estava de olho na recompensa e não em quão difícil poderia ser, ou o seu tamanho, a sua idade, ele cria no Deus todo poderoso, que não perdeu nenhuma guerra.Não deixe que matem os seus sonhos.
Se você jovem, tem um chamado,tem um sonho, um projeto, fique firme, lute por isso, mesmo que as circunstancias digam para você que é impossível.


Vemos mais a frente que Davi venceu o gigante, e você vencerá também!


Basta você crer no Deus que tudo pode, e que peleja por você, pois a guerra é do Senhor.


Que Deus fale mais contigo.





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Não tenha dó de Saul (Parte 2)

Olá Jovens, como estamos estudando bastante a vida de Samuel, hoje vamos dar continuidade e falar um pouco mais de Samuel e Saul, na primeira parte do nosso estudo, vimos que Saul foi rejeitado pelo Senhor devido à sua desobediência ao Seus mandamentos, hoje vamos explicar o porquê do nome da nossa mensagem. Em 1 Samuel 16 verso 1 diz:

"Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei."

Samuel naquela época estava como Juiz, profeta e sacerdote do povo de Deus, ele tinha autoridade tal qual a de um rei, por isso Deus disse a Samuel, até quando terás dó de Saul ? o Senhor já havia rejeitado Saul e aos olhos de Deus, Saul não era mais rei, porém Samuel "permitia" que Saul reinasse.

Se abrirmos o nosso entendimento, vemos aqui que Saul representa o erro e a desobediência e que Samuel estava permitindo isso, por isso Deus repreendeu Samuel e ordenou que ele fosse e ungisse outro rei, a saber , o rei Davi.

Muitas vezes temos dó certas coisas, certas atitudes, pensamos que não tem nada a ver, uma saiazinha curta daqui, uma cervejinha acolá, um pequeno palavrão, uma pequena briga, um rancor, uma rixa, uma indiferença, achamos que Deus tolera essas atitudes, por serem tão pequenas. Não se engane !

Pra Deus não existe pecadinho e nem pecadão, existe pecado, se voce roubar um lapis de uma papelaria ou um milhões de dolares de um banco, pra Deus voce foi uma ladrão, a única diferença é que para roubar milhões de dolares de um banco, você precisa cometer varios outros pecados, como por exemplo, mentir, agredir ou até mesmo matar pessoas. Lembre-se disso, é necessário cometer vários pecados para se cometer um pecado maior, que Deus nos livre disso !!!
Digo isso apenas para mostrar a você que, se existem pessoas que cometem pecados considerados grandes, elas começaram cometendo pecados menores, é como um ciclo (ou círculo) vicioso. Ninguém vira alcoolatra de uma hora pra outra, a pessoa com certeza começou com pequenos goles de cerveja.

O que eu quero dizer é que permitimos pequenos erros em nossa vida, coisas que aparentemente não fazem mal algum, mas coisas que o Senhor tem rejeitado e não tem volta !!! o Senhor jamais vai tolerar pecado, e sempre tem algo preparado para nós assim como tinha para Israel, pois na parte b do versiculo Ele diz assim:

"Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei."

O Senhor tem provido coisa melhor na sua vida, não se agarre ao erro, não tolere mais tomar atitudes que desagradam a Deus, seja um palavrão, uma roupa provocante, tratar as pessoas com raiva, ver filmes e novelas que não edificam, enfim muitas coisas erradas.

O Senhor quer te abençoar, quer ver voce feliz seguindo os Seus mandamentos e tendo uma vida melhor, pensem nisso queridos.

Que Deus abençõe a todos nós

terça-feira, 7 de junho de 2011

Seja como o profeta Samuel

Nesta postagem vamos estudar um pouco sobre a vida do Profeta Samuel.


Samuel era filho de Elcana e Ana, Ana porém era estéril, e isso a deixava muito triste a ponto de não comer e só chorar. Mesmo seu marido a amando muito, ela não era feliz.
Elcana tinha outra esposa, e essa a tinha dado filhos, e ela perturbava muito Ana, ela a humilhava pois ela tinha filhos e Ana não...
Um dia Ana muito amargurada foi orar ao Senhor e prometeu a Deus que se a desse um filho, ela o devolveria, para que ele trabalhasse na casa do Senhor.
Passado um tempo, Deus se lembrou de Ana e a abençoou, dando-lhe um filho. Veja 1Sam 2:20.


Jovem se você ler o capitulo 1 e 2 de 1 Samuel, você verá que Ana é um exemplo para nós de perserverança. Ana mesmo não tendo a bênção tão querida, continuou servindo a Deus, pois ela cria no milagre.

Se você quer algo da parte de Deus e ainda não conseguiu fique firme, persevere.Mesmo que digam que você está louco, creia! Ana pediu um filho homem..e como você quer a sua bênção? Diga ao Senhor.


Samuel foi entregue ao sacerdote Eli, quando ele ainda era menino, e Samuel foi crescendo diante do Senhor, ele ajudava Eli no templo, mas ainda não tido um encontro com Deus, ele nunca tinha ouvido a sua vóz...


Até que em uma noite, Samuel já estava deitado, e o Senhor o chamou, pensando que era Eli ele foi correndo dizendo eis-me aqui, mas não era Eli, era o Senhor, mas como Samuel não sabia voltou a deitar-se, e o Senhor o chamou novamente, pensando que era Eli ele se prontifica e diz eis-me aqui...Então Eli instrui o menino para que ele diga Eis-me aqui, fala que o teu servo ouve...e pela terceira vez o Senhor o chamou...e Samuel disse eis-me aqui fala que o teu servo ouve.

Jovem, talves Deus já tenha te chamado e voce não entendeu...mas quando ele te chamar novamente corra e diga Eis-me aqui, fala que o teu servo ouve, e Deus se revelará a voce, como se revelou a Samuel a tal ponto do Senhor, falar qual era o plano Dele para a vida de Eli e sua casa...


Talves jovem você vai aos cultos, porque seus pais mandam você ir, mas até hoje você não teve um encontro com Deus, você nunca sentiu a Sua presença, nunca ouviu a Sua voz. Mas você é o seu dia de ter um encontro com Deus, se entregue a Ele, talves você diga..estou no pior momento da minha vida, parece que estou na escuridão sozinho, mas é nessa hora que você deve clamar ao Senhor e Ele virá ao teu encontro.

Samuel vivia rodeado de um povo que desagradava a Deus, que adoravam a deuses estranhos, Eli era o sacerdote do templo, cuidava da casa do Senhor, mas esquecia da sua, seus filhos eram considerados filhos de Belial (do diabo), mas mesmo assim, Samuel fez a diferença. Faça a diferença jovem!


Você não precisa ser igual aos seus colegas de classe, que bebem, fumam se prostituem, seja servo do Senhor! Eu te garanto que vale a pena!

Samuel possuía 3 ministérios:
  • profeta : aquele que recebia a direção de Deus e passava para o povo.
  • Juiz: aquele que julgava e defendia o povo
  • sacerdote: aquele que levava Deus ao povo.
Qual é o seu chamado?

Samuel também ungiu dois reis, Saul e Davi. E durante toda a sua vida serviu ao Senhor.



Decida hoje ter um encontro real com Deus, e sua vida nunca mais será a mesma!
Faça a diferença, seja usado pelo Senhor!

Que Deus te abençoe.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Não tenha dó de Saul (Parte 1)

A palavra de Deus diz em I Samuel 16:1

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei

Depois da morte de Josué, o povo de Israel não tinha alguém para liderar, para conduzir e julgar o povo. Apesar de que quem fazia isso era o próprio Deus, por muito tempo Deus levantou varios Juízes para julgar e liderar o povo de Israel, porém assim que o Juiz morresse o povo logo se desviava do caminho do Senhor e assim sucessivamente.

Israel então observou todas as outras nações e elas tinham um rei, que julgava e liderava o povo nas batalhas, então Israel também passou a desejar um rei, esse desejo porém deixou Samuel inconformado porque eles preferiram ser governados por um homem do que pelo próprio Deus, mas de tanto insistirem Deus concedeu o seu pedido, só que o rei eleito deveria cumprir todas as ordens do Senhor.

O povo então escolheu Saul, por ser um homem alto, forte e também um bom soldado na guerra, Samuel então o ungiu rei sobre Israel. Saul foi abençoado de uma forma maravilhosa, pois ele era sustentado pelo povo e Deus não lhe deixou faltar nada.
Saul porém tinha um coração soberbo e com o tempo, o reinado lhe subiu à cabeça, pouco a pouco ele foi se desviando do caminho do Senhor, o problema de Saul é que ele não obedecia plenamente o Senhor, depois de oferecer holocausto (ver capitulo 13) e descumprir a ordem de destruir TOTALMENTE o povo amalequita (ver capitulo 15), o Senhor o rejeitou como rei.

Samuel tinha pena de Saul, pois o mesmo até fazia a vontade de Deus, mas o fazia da maneira errada, de qualquer jeito, sem a devida importancia, sem respeito e reverencia a Deus e por causa desse descaso Deus o rejeitou.

Diante disso Jovem, evite ter o comportamento de Saul, não seja soberbo, a ponto de achar que voce não precisa de Deus, não deixe as coisas do mundo te enganar, não deixe o Diabo te esfriar na fé a ponto de você ir no grupo jovem ou na igreja apenas por ir, ou apenas porque o seu pai ou sua mãe te obriga, a palavra de Deus diz, maldito aquele que faz a obra de Deus relaxadamente.
Jovem essa palavra é muito séria, tá na hora da gente rever os nossos caminhos e procurar perceber se estamos agrandando a Deus ou não, as vezes até vamos à igreja, mas estamos buscando a Deus ?? Cantamos musicas alegres, mas será que de fato estamos louvando ao Senhor ?? Ouvimos e lemos a biblia, mas será que praticamos o que nela está escrito ??

Pense nisso, Saul foi rejeitado por Deus e você, quer ser rejeitado ?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Voce sabe o que tem que ser feito

Medite na passagem da Figueira estéril, em Lucas 13:6

Observe bem o versículo 6
"Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando."

A figueira produz figo, certo? E a vinha, uva. Concorda?

O que esse agricultor queria numa figueira sendo que a plantação dele era de uvas?

Cada planta tem o seu modo de cuidado, umas gostam de sol, outras só de sombra, umas você coloca mais agua, outras nem precisam pois a agua da chuva elas guardam...enfim cada planta tem o seu jeito.

Nós somos uma "árvore" para o Senhor, e Ele quer achar em nós, bons frutos. Mas ao olhar em nós o que ele tem encontrado? Ou serás que não tem encontro nada.

A Bíblia nos declara que o homem há três anos, ia procurar fruto naquela figueira mas não encontrava, e mesmo assim a deixava ali, ocupando um espaço, onde outra árvore podia ser plantada.

Jovem, o que você tem deixado na sua vida que não produz frutos?
talves é um pecado, ou um sentimento de mágoa, rancor por alguém, mas lance isso fora.

Quando interrogaram aquele homem se poderia cortar e lançar fora aquela árvore, ele disse não!
Deixe ai mais um tempo...eu vou regar mais, vou colocar esterco...quem sabe...

Se a solução para a figueira produzir fruto era regar e colocar esterco, por que ele não fez isso antes?

Você sabe o que precisa ser tirado da sua vida, para que Deus possa te abençoar.
não deixe para amanhã, porque amanhã pode ser tarde demais.

Pense nisso, com carinho Juliana.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ajude o seu amigo

Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te.” (Isaías 41:6)

Na corrida da vida a solidariedade é o prêmio   

Deficientes Espirituais...

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Um dos garotos, tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com síndrome de down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:

- Pronto, agora vai sarar!

E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais...  Mas com certeza, não eram "deficientes espirituais"...

Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho, é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os passos.