Olá povo de Deus, tudo na paz?
Sábado passado dia 14 de Junho, fiz um Debate com os jovens sobre Vícios, quando se fala em vício muitos já pensam, no vício do álcool, das drogas, mas há muitos outros tipos de vícios que até mesmo cristãos podem ter sem que percebam. Mas antes de falar sobre eles, vamos entender o que é a palavra vício.
Vicio do latim "vitium" que significa: Falha ou defeito, um habito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.
Para começar um vício basta uma primeira experiencia que se torna algo repetitivo até se tornar algo incontrolável. O vicio começa com uma experiencia e depois se torna algo que ocupa o seu tempo, gasta seu dinheiro e limita seus relacionamentos e condição física.
Há uma imensa variedade de vícios, como por exemplo o vicio por dinheiro ( quanto mais tem mais quer ter), internet ( passa horas em redes sociais), televisão, time de futebol, chocolate, Coca Cola, café, jogos de cartas ou videogame, álcool, drogas e etc.
No debate perguntei se eles tinham algum vicio ou conheciam alguém que tinha, dentre vários exemplos alguns me chamaram a atenção, há pessoas com vícios de soro para nariz, vicio de roer unhas ( é o que mais tinha), vicio de ficar tirando fios de cabelo e até mesmo comer frango cru ( credo!) rsrs
Você com certeza conhece alguém que tem algum tipo de vicio, e analisando a si mesmo percebeu que também tem algum. Mas o que a Bíblia fala sobre isso?
" E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." Gênesis 1:28
Deus criou o homem não para ser dominado, controlado, mas sim para ele dominar. Por isso não podemos aceitar viver dependentes de algo seja licito ou ilícito.
Veja o significado de Depender: Estar na dependência de. Estar sujeito ou subordinado a; estar sob o domínio, autoridade ou influência de.
Do que você é dependente?
" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." Gálatas 5:1
Deus já te vê livre desses vícios, pois ele já te libertou, mas no versículo acima fala: "E não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão", se você quiser voltar e/ou ser escravo dos vícios você tem essa escolha, mas não é isso que Ele quer para você.
Mas se você quer ser liberto de qualquer vício que seja, segue algumas dicas:
1. Reconhecer que precisa de ajuda. Toda clinica de recuperação só aceita o dependente se este estiver de acordo e afirmar que precisa de ajuda, pois 90% do tratamento depende unica e exclusivamente da própria pessoa. Mas sozinho você não vai conseguir, você precisa buscar ajuda, ela pode sim ser de uma clinica, de um amigo, de remédios, mas principalmente do Senhor, pois a Palavra diz: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5
2. Buscar ter prazer em Deus e coisas alternativas. No mercado se vê hoje varias coisas para ajudar principalmente pessoas com problemas com tabagismo, como por exemplo um "cigarro" que não tem tabaco, onde a pessoa teoricamente fuma, mas não faz mal para sua saúde. O vicio proporciona prazer, para suprir isso é necessário procurar ter prazer em algo que não seja prejudicial a saúde. Mas além dessas alternativas que tem no mercado, a melhor delas é buscar ter prazer no Senhor. Procure ter comunhão com Ele, conhecê-lo, fazer a obra do Senhor, tenho certeza que isso lhe trará prazer e te ajudará muito!
3. Ser determinado. A determinação de vencer um vicio deve ser firme e inegociável. Todas as pessoas que sofrem com vícios, dizem que tem autocontrole de quanto podem fazer, mas não é isso que acontece na pratica. Por isso fuja do pecado, fuja de pessoas que oferecem aquilo que te vicia, fuja dos locais, fuja...
Você consegue!
" Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Filipenses 4:13
Você não nasceu e não deve morrer com esse vicio. Se você já tem um vicio é importante que a vontade de ser livre dele seja mais forte do que ele próprio. Procure ajuda de seus familiares e amigos, mas principalmente do Senhor, busque a Ele te todo coração e Ele vai te ajudar. Seja determinado a vencer o vicio.
No final do debate fiz uma oração com os jovens, e fiz um ato de fé, ungindo aqueles que tinham algum vicio e queriam ser libertos. Pois muitos tentam de tudo para parar com o vicio, mas muitas vezes não tem o resultado esperado, então ofereci a eles algo que talves nunca tivessem feito, ungi-los. Não sei se você aí na sua casa tem um óleo ungido, mas se tiver faça uma oração com fé e creia que você será livre. Mas se você não tem, vá a qualquer igreja evangélica e peça ao Pastor ou Obreiro um pouco de óleo ou até mesmo que ele te unja, mas explique o motivo.
Bom, vou terminar por aqui, mas se você foi abençoado com esse estudo, deixe o seu comentário, será um prazer saber o que Deus fez em sua vida.
Com carinho, Juliana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário