terça-feira, 17 de setembro de 2013

Seja uma sarça ardente

Olá povo de Deus, tudo na paz?

Esses dias atrás publiquei uma mensagem com o titulo: Que sarça Deus está usando? , se quiser ler a mensagem é só clicar no titulo dela. Essa mensagem está baseada em Êxodo 3: 1-4,  essa passagem tem falado muito ao meu coração, Deus tem revelado muitas coisas e hoje quero compartilhar uma delas com vocês.

 Vamos ao texto então:


"E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 
E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui." Êxodo 3:1-4





Moisés estava apascentando as ovelhas de seu sogro, e as conduziu até o monte Horebe e então Deus usa uma sarça para chamar a atenção de Moisés, mas o que me chamou a atenção, é que não foi uma simples sarça, pois Moisés já devia ter visto varias sarças durante o percurso que caminhou, mas aquela era diferente, era especial, ela estava envolta por fogo e não se consumia, ela era uma sarça ardente.

Mas o que é uma sarça?

Sarça é uma planta espinhosa da família das fabáceas do gênero Acácia. O mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema". Ela é uma arvore pequena, com frutos do tamanho de ervilhas, que resistem ao inverno.


Veja que essa planta, tem muitas qualidades que nós devemos ter também. Apesar de pequena, e até espinhosa, ela é uma planta que dá frutos, e nós como Cristãos também devemos produzir frutos ao Senhor (Mt 3:8), e além de dar frutos, os frutos dessa pequena arvore resistem ao inverno. E isso me faz lembrar do que diz em Salmos 1:3

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará."
Temos que ser como essa planta, que mesmo pequena, e até espinhosa,  não deixava de produzir frutos. Não podemos deixar  com que o inverno, um momento difícil  nos impeça de produzir, de ser benção, de ser luz do mundo e sal da terra.

E outra curiosidade é que que todo o mobiliário sagrado do Tabernáculo e , inclusive, a própria Arca da Aliança (que representava a presença de Deus na terra) teve como matéria-prima principal a madeira da sarça (Acacia nilotica, "Shittim")a qual foi indicada a Moisés nas revelações divinas.


Então resumindo, o que me chamou a atenção nessa passagem Bíblica e quero dividir com vocês, é que Deus usou uma planta pequena, espinhosa, mas que se deixava ser usada por Ele,para chamar a atenção de Moisés, ela também  foi usada para construir o Tabernáculo, e a Arca da Aliança, e além disso,  ela é uma planta simples, mas que produz frutos. 

E assim temos que ser também, Deus usa quem ele quer, até mesmo uma "sarça" , uma pessoa que aos olhos da sociedade é ninguém, é sem condições, sem cultura, sem estudo, para cumprir a sua vontade. Mas veja que ali onde Moisés estava era comum ter sarças, porém, nenhuma daquelas se deixou ser usada, mas essa deixou e por isso o fogo do Senhor a envolvia, mas não a consumia. É preciso estar no monte, na presença de Deus, ser envolvida por sua glória, por seu fogo, e então Deus irá nos usar.


Jovem, que você seja uma sarça para Deus, que Ele possa te usar para chamar a atenção de tantos Moisés que estão por ai distraídos, cuidando de tantas coisas mas se esquecendo do que realmente importa, que é buscar em primeiro lugar o reino dos Céus e a sua justiça. Que você seja como essa sarça, que sempre esteja na presença do Pai, envolvido pelo Espírito Santo e produzindo frutos.


A minha oração de hoje é: "Senhor faça de mim uma sarça, mas não uma simples sarça, mas uma sarça ardente, amém!" , será que você também pode fazer essa oração?


Que Deus fale mais contigo.

Com carinho, Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário