Esses dias atrás começamos uma série muito interessante: O perfume que agrada a Deus, e hoje vamos estar vendo um pouco mais desse assunto.
"Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia."
Eclesiastes 10:1
Antigamente a fabricação de perfumes era um processo demorado. Levava-se meses até anos o processo de criação. O perfumista deixava a essência descansar em um vasilhame por um bom tempo. Mas era preciso ficar atento para que nenhum inseto pousasse ali, pois isso colocaria em risco todo o processo.
Mas por um descuido do perfumista de Eclesiastes ele não viu que uma mosca veio e pousou ali no vasilhame, e que morreu ali. Todo o trabalho daquele homem foi jogado fora!
O unguento era muito caro, muito precioso antigamente, como vimos no Post anterior > "O que você tem oferecido a Deus?", o unguento equivalia a 300 dias trabalhados. Imagine então o prejuízo que esse perfumista teve!
Na nossa vida corremos o mesmo risco. Como é difícil conquistarmos honra, e sabedoria não é verdade, mas por uma besteira que cometemos podemos colocar tudo a se perder.
Jovem, você já fez algo de errado, onde seus pais te disse: Você perdeu a nossa confiança, por isso está de castigo!? Eu já... e isso dói... leva tempo para você ganhar a confiança novamente.
A mosca é um inseto tão pequeno, que nem nos importamos muito com ele, mas veja o estrago que ela fez com o unguento do perfumador!
Achei uma história na net muito interessante e tem tudo a ver com a mensagem, olha aí:
"Há uma estória sobre um domador de serpentes. Ele era um homem de circo, e ganhou uma serpente quando ela era de uma espessura de um dedo. Ele a domou por anos. Quando chegava o momento das apresentações, a serpente se enroscava ao redor do seu corpo, e à uma ordem, ela prontamente o atendia, desenroscando-se de seu dono.
Mas um dia, algo deu errado: a serpente não o obedeceu, e ele começou a ter dificuldades para respirar. A serpente foi apertando, apertando, até que o auditório ouviu barulhos de ossos serem quebrados...ele estava morto"
Veja que interessante, esse homem podia ter matado a serpente quando ela ainda era pequena,mas preferiu ficar com ela, preferiu tratá-la como da família e um dia ela o matou! Cuidado jovem!
Na nossa vida existem moscas, que se não tomarmos cuidado podem acabar com o nosso bom perfume, que como vimos também no Post anterior, somos o perfume de Cristo.
Essas moscas são coisas pequenas como:
Uma briga, que coloca em risco um casamento, ou uma vida.
Uma conversa picante, que leva a pessoa a cometer o adultério ou a fornicação.
Só experimentar, e fazer a pessoa a ficar presa a um vício.
Em fim são tantas "moscas" que podem nos levar a cair, e por isso devemos ser atentos, pois a Bíblia diz: "Aquele que está em pé vigie para que não caia."
Geralmente tomamos cuidado com as coisas que são grandes, por exemplo não tropeçamos no sofá, na cadeira,na geladeira, mas sim no pé da cadeira, batemos o braço na quina da mesa, tropeçamos em uma pedra, em coisas pequenas não é verdade?
A bíblia diz que: " Um pouco de fermento leveda toda a massa" (Gl 5:9), então jovem, tome cuidado com as coisas pequenas que o diabo tem colocado diante dos seus olhos, com o que ele tem sussurrado ao seu ouvido.
Basta só um pouquinho de fermento para que se levede toda a massa ; o diabo não vem com cara de Lobo Mal te assustar, ele vem em pele de cordeiro, por isso vigie, esteja sempre na brecha, na presença de Deus, para que nenhuma mosca estrague o seu coração, e te tire dos caminhos do Senhor. Amém?
Semana que vem, estudaremos mais a respeito desse assunto, espero que esteja te edificando.
Com carinho, Juliana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário