quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Silêncio de Deus

Olá jovens, aqui estamos novamente, pra glória do Senhor Jesus.

 É tão bom quando Deus fala conosco não é verdade ? Mas, você já ficou sem a resposta de Deus ? Você já orou e pediu algo, mas nada aconteceu e nem sequer Deus te mandou esperar ou coisa assim ? Hoje nós vamos ver entender melhor o porquê disso, ou pelo menos um dos porquês do silêncio de Deus em nossas vidas.


E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.

E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.
E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.


Nesta passagem vemos o rei Saul em uma situação difícil, todo o povo de Israel estava em guerra, a bíblia diz que ele temeu muito o exército filisteu. Saul era valente, mas provavelmente os filisteus estavam em maior número e tivessem guerreiros mais poderosos e bem armados.

Saul então percebeu que esta batalha ele não poderia vencer sozinho e por isso procurou a direção de Deus para ajudá-lo, mas infelizmente Deus não lhe respondeu de forma alguma.



Quantas vezes nós também passamos por lutas e problemas, e percebemos que não temos como vencer e vamos procurar a Deus, mas Ele simplesmente não nos responde, nada acontece, você ora e é como se você tivesse jogado conversa fora com qualquer um.
Conforme o tempo ia passando, mais difícil e mais intensa seria a batalha, os filisteus estavam provavelmente vencendo e quanto mais tempo passava mais difícil se tornava a batalha, e no meio disso tudo Deus não respondera a Saul. Saul entrou em um desespero tão grande que começou a pecar ainda mais, tudo para para poder ouvir a Deus.

Se continuar lendo a passagem, verá que Saul consultou uma médium (pessoa que "recebe" espíritos e entidades) para poder invocar o profeta Samuel, sendo que ele mesmo aboliu os feiticeiros e feiticeiras de Israel, e ainda por cima contrariou mais uma vez o mandado do Senhor, pois isso era idolatria.

Mas por que Deus não respondeu a Saul ? Se Deus tivesse falado com Saul, ele não precisaria cometer mais este pecado. Sim, é verdade, mas vamos analisar o que diz em I Sm 15:11.


Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.



Deus havia rejeitado Saul, porque ele não obedecia a voz de Deus, nesta passagem Deus manda Saul destruir completamente os amalequitas e tudo o que eles tinham, mas ao invés disso Saul poupou a vida do rei deles e ainda trouxe muitos animais e riquezas de lá. 

Perceba que nessa ocasião Deus falou com Saul e lhe deu uma ordem a qual não foi cumprida, porém Deus falou ainda mais uma vez, veja:


Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala.

E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?


Em outras palavras, Deus estava dizendo pra ele se arrepender do que fez e voltar atrás, ou seja, cumprir o que Deus mandou, que no caso era matar o rei de Amaleque e destruir tudo que foi saqueado da cidade. Mas Saul mais uma vez não cumpriu o que Deus mandou, na verdade Samuel é quem teve de pegar a espada e matar o rei de Amaleque. Agora se coloque no lugar de Deus, eu contrato alguém para fazer alguma coisa pra mim e esse alguém não me obedece, compensa continuar dando ordens ou falando com essa pessoa ? Não seria mais fácil mandar essa pessoa embora e contratar outra ? Pois é, Deus fez exatamente isso. Saul não estava interessado em agradar a Deus, mas fazia as coisas apenas para que Deus o mantivesse no trono de Israel, sendo assim Deus entendeu que não compensava mais falar com Saul, pois sabia que ele não daria ouvidos a Sua voz.

Muitas vezes jovens, nós somos assim com nossos pais, professores, alguns deles até desanimam de nos ensinar e mostrar o caminho certo, mas graças a Deus, muitos deles são pacientes conosco e não desistem de nós, devemos ser obedientes à voz de Deus, para que Ele tenha prazer em falar conosco, pois sabe que vamos cumprir o que Ele mandar. Saul estava preocupado com o seu reino e com sua vida na verdade, ele queria que Deus o livrasse daquela terrível batalha e que ele continuasse reinando em Israel.

Talvez o silêncio que você está passando seja isso, olhe na sua vida e veja se você está cumprindo o que Deus falou pra você, peça pra Ele falar novamente, procure se lembrar e cumprir o que Ele falou, a bíblia diz para voltarmos pois de onde nós caímos, de onde nós deixamos de ouvir a voz de Deus, peça perdão e volte a ouvir a voz DELE e tenho certeza que Ele sempre terá prazer em falar com você, até mesmo Saul teve essa chance, pois mesmo ele invocando Samuel dos mortos, Samuel lhe disse que o Senhor o rejeitou como rei, mas não como pessoa e falou que ele foi rejeitado justamente por não cumprir o que Deus havia mandado anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário