quarta-feira, 16 de abril de 2014

Simples ou prudente: Qual você é?

Olá povo de Deus, que a paz do Senhor esteja no coração de cada um de vocês!

Vou compartilhar com vocês a mensagem pregada no ultimo sábado dia 12 de Abril, no Grupo Jovem, para ser bem sincera, não me lembro de tudo o que disse na pregação, pois ela tomou outra direção no dia, mas vou escrever aqui, o que era programado para ser ministrado ( rs) . Que Deus fale contigo.

" O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos." 


Vamos ir por partes, vamos pegar a primeira parte do versículo: 

"O simples dá crédito a cada palavra"

Os simples nesse caso, são aquelas pessoas que ouvem o que Deus fala, mas não pratica. Ouvem os conselhos dos mais velhos, mas acha tudo muito careta, besteira, e não dá valor aos conselhos.

Muitos jovens não gostam de sentar com pessoas mais velhas, sejam os avós, os pais, ou irmãos mais experientes, porque não tem paciência para ouvi-los, ou acha que tudo o que eles falam é antiquado, e acha tudo muito chato. Como minha mãe fala: Entra por um ouvido e sai pelo outro. 

"mas o prudente atenta para os seus passos."

O prudente é aquele que observa os passos de outra pessoa, e se essa cai, ou tropeça pelo meio do caminho, ela diz: "Opa! Eu não vou passar por ali." O prudente é também aquele que ouve a Palavra e a pratica. É aquele que fica atento a direção  que Deus dá a ele e a segue.

Olha o que a Bíblia diz:

"O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando."
Provérbios 22:3

A diferença entre o simples e o prudente, é que o simples, vê que a direção, o caminho que ele está trilhando não é bom, e o seu fim leva a morte, porém, ele não muda de direção, e então como o versículo diz, ele passa e "paga o pato", ele sofre o dano, ele quebra a cara. Já o prudente, ele analisa a sua vida, observa os seus caminhos, e se vê que está indo na direção errado, ele dá meia volta, e muda de direção.

Vamos ver dois casos de pessoas que foram simples e prudentes.

Para não ficar extensa a mensagem, vou resumir o caso, mas se você tiver um tempo, peço que leia 1Reis 13: 7-24. Vamos ver o caso de um homem que foi simples.

Deus havia ordenado para o profeta não comer pão, não beber água e nem voltar pelo caminho de onde viera. De primeira o profeta foi prudente, e obedeceu a ordem de Deus. Mas quando veio outro profeta e disse: " 'Vamos lá em casa comer, beber uma água, você deve estar cansado"; ele então foi simples, e não percebeu que aquele homem estava enganando-o, e voltou. Resultado: Quando estava indo embora, um leão o atacou e ele foi morto.

Quantas vezes nós não agimos como o profeta, a principio quando vem a tentação nós a recusamos, a resistimos em nome de Jesus,somos prudentes, mas passado um tempo, vem a tentação de novo, mas dessa vez disfarçada como benção, e nós então simples, caímos. A bíblia diz que melhor é obedecer do que sacrificar.
 ( 1Sm 15:22). 

Agora vamos ver o caso de um homem que foi prudente. Salomão. Este caso está em 1Reis 3:16 -27

Salomão era quem julgava a causa do povo naquela época, e então veio duas mulheres com seus filhos, alegando que uma tinha matado o seu filho e trocado o filho morto com o dela que estava vivo, dessa forma tentando enganá-la. A mãe verdadeira queria então justiça. Salomão ouviu as duas mães,e então decidiu por mandar matar o menino vivo e parti-lo ao meio, assim cada uma ficando com um pedaço. E então, quando a espada estava para cortar a criança, a mãe verdadeira, gritou : Nãooo!!! Melhor que você o dê a mulher do que o corte ao meio!

Claro que Salomão não queria e nem iria cortar a criança ao meio, ele estava sendo prudente, pois sabia como é o coração de uma mãe, e sabia que a mãe verdadeira não iria permitir que isso acontecesse. Sendo assim, quando a criança estava prestes a ser partida, a mãe gritou, não permitindo que se fizesse mal ao seu filho, e então Salomão, deu a criança para a sua mãe, e a situação foi resolvida.

Quanta sabedoria não? Se fosse você que tivesse que resolver a parada, o que você faria? 

Então jovem,  eu te faço uma pergunta: Simples ou prudente; o que você tem sido? 

Devemos ser prudentes, buscar a sabedoria do Senhor, buscar a direção que Ele nos dá pela sua Palavra e a obedecer. Vimos que não vale a pena ser simples, imprudente, pois o fim das pessoas que agem assim é a morte. Mas Jesus ele veio para nos dar vida, e vida com abundancia. O que você escolhe: A vida ou a morte?

Que Deus fale mais contigo.

Com carinho, Juliana.

Um comentário:

  1. Muito bom,me ajudou muito....descobri que eu não estava sendo nem simples e nem prudente..... e sim uma verdadeira tola! Mas determino em nome de Jesus,que já estou curada de todo o mal,e que de agora em diante,só trilharei os caminhos do Senhor,junto com a minha família, Amém
    Que Deus Nos abençoe eternamente. Amém. Honra e glória para todo o sempre para o Senhor todo Poderoso Amém.

    ResponderExcluir