terça-feira, 24 de junho de 2014

Um prato de lentilhas ou Primogenitura: O que você escolhe?

Graça e Paz, povo de Deus!

Hoje vamos falar de dois irmãos da Bíblia que são muito conhecidos, você já deve ter ouvido falar deles, Esaú e Jacó. Vamos ver o que a Bíblia fala sobre eles.


" Cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; 
E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura." 


Jacó e Esaú eram irmãos gêmeos, porém, Esaú nasceu primeiro, tendo então direito a primogenitura. Esaú era caçador, homem valente, Jacó era mais caseiro, e habitava em tendas.

O que eu quero chamar sua atenção hoje é para o direito da primogenitura que Esaú possuía.

O valor da primogenitura: O primogênito era considerado um filho especial. Na ausência do pai era este que se tornava a autoridade da casa. A respeito da herança, ele herdava o dobro dos demais irmãos.


Então veja que era uma benção ser o filho mais velho. Antigamente isso era de grande valor. Porém, Esaú não dava tanto valor assim a sua primogenitura. Um dia ao voltar da caça, chega em casa cansado e com fome, Jacó havia ficado em casa e feito um belo guisado de lentilhas, e com muita fome Esaú pede um prato para seu irmão Jacó. 


Ao contrario de Esaú, Jacó dava muita importância ao direito da primogenitura. E viu que naquele momento era a sua oportunidade de adquirir aquele direito. E tenta fazer negocio com seu irmão, e diz que só lhe dará o que comer se ele vender o direito da primogenitura, e veja a resposta de Esaú:

"E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?"

Esaú tanto desprezava sua primogenitura que a trocou por um prato de lentilha. 

E quantos de nós temos trocado a nossa primogenitura?(não estou mais falando no campo natural, mas espiritual), por coisas fúteis, trocamos por um prato de lentilha.

Trocamos a presença, a comunhão com Deus por um beijo, por uma transa, por uma experiencia, por horas na internet, saídas com os amigos...

 Como Esaú desprezou a primogenitura, desprezamos os nossos pais que muitas vezes querendo o nosso bem, nos diz para nos afastarmos de certas companhias, para não fazer isso, e fazer aquilo...

Não troque a sua salvação por um prato de lentilhas, sendo que Deus tem um banquete para você e ele já está pronto.

"Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas."
Mateus 22:4

O jovem rico trocou o chamado de Jesus de segui-lo por seus bens materiais, aos quais a traça e a ferrugem iam consumir. ( Mt 19:20-22).

Judas trocou Jesus por 30 moedas ( Mt 26:14-15).

Pelo que , você tem trocado Jesus?

Jovem, irmão e irmã, não troque aquilo que Deus tem para você que é eterno, por aquilo que é passageiro, não troque o banquete por um prato de lentilha. Ele tem o melhor para você.

Que Deus fale mais contigo.
Com carinho, Juliana.


Gostou? 
Então curta e ajude a anunciar o reino de Deus compartilhando essa mensagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário