sexta-feira, 11 de julho de 2014

O poder das palavras

Olá povo de Deus, a paz do Senhor!

Hoje iremos falar sobre algo tão pequeno e tão poderoso que temos, a lingua.

Antes de tudo olhe para essa imagem:



No grupo jovem sábado, eu dei uma folha de papel sulfite para cada pessoa e pedi que eles desenhassem algo bem colorido, passado alguns minutos, me surpreendi com o capricho deles, e haviam desenhos de tudo o que é coisa, depois, pedi para que alguns deles apagasse o desenho que tinham feito, mesmo com todo esforço empenhado, não conseguiram deixar a folha branca como antes. Depois pedi que todos amassassem o papel, e abrisse novamente.

O que tiramos dessa pequena dinâmica? 

O papel simboliza as pessoas a nossa volta. Quando conhecemos alguém e temos um relacionamento com ela, deixamos marcas em sua vida, umas boas e outras nem tão agradáveis, como eram os desenhos dos jovens, uns pareciam obra de arte, outros rabiscos... mas quando amassaram o papel e abriram novamente, algumas folhas rasgaram.... e quantas vezes machucamos alguém por aquilo que falamos? 

A Biblia nos alerta para tomarmos cuidado com o que sai da nossa boca:

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."

Veja agora duas pessoas que usaram a sua lingua, uma para fazer o bem, e outra para o mal.

Para o bem: 2 Reis 5: 1 - 3.

  "E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.  E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.  E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra."

Naamã era um homem muito conhecido e respeitado, porém, era leproso, e na sua casa, havia uma menina que servia a sua esposa, e a menina vendo o estado de saúde do seu senhor, não ficou calada, e disse  a sua senhora que na sua cidade, em Samaria, havia um profeta, homem de Deus que poderia ajudá-lo a ser curado daquele mal. Se aquela menina ficasse calada, com certeza poderia ter visto Naamã morrer com aquela doença, mas porque usou a sua lingua para o bem, Naamã ( se você cont. lendo o capitulo de 2Reis 5 verá que ele ), foi curado da sua lepra, e sua pele ficou nova como a pele de um menino!

Para o mal: 2Sm 13:3-5 .

"E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a. E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma. Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz.
O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão."



Amnom estava apaixonado pela sua irmã, e seu "amigo" vendo que ele não estava normal, perguntou o que estava acontecendo, Amnon lhe conta tudo, e Jonadabe usa a sua língua para o mal, e dá uma sugestão a Amnom de como enganar sua irmã e poder ficar sozinho com ela no quarto.

Jovem como você tem usado a sua língua?

Seja como aquela menina, serva de Naamã e use a sua boca para abençoar, para levar as pessoas a liberdade, levá-las até o amor de Jesus, e não para o caminho errado, o qual o seu fim é a morte.


" Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."



Que Deus fale mais contigo.
Com carinho, Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário