quarta-feira, 1 de maio de 2013

A equação de Deus: Amor aos inimigos

E aí galera, tudo beleza ? espero que sim !!

Que tal a gente falar um pouco de matemática ?

Bom pra quem ainda não sabe, uma equação é uma afirmação que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas, ou seja é a afirmação de que uma coisa é igual à outra. Por exemplo: X = 2, no caso a equação está afirmando que X é igual a 2, sendo assim eu posso afirmar que o valor de X é 2, porque isso satisfaz a condição da equação. O que eu quero que você guarde é o princípio de igualdade ou equivalência. 



Existem ditos e frases populares que dizem, "Aqui se faz, aqui se paga", "Quem com ferro fere, com ferro será ferido", "Olho por olho, dente por dente" , "Para toda ação, existe uma reaçãoentre outros, o que, resumindo, não passam de equações.

Na nossa vida sempre temos essas "equações" e achamos que elas tem que se cumprir em nossa vida, ou seja, se alguém me feriu, essa pessoa deverá ser ferida também; se eu estou sofrendo, meu cônjuge também tem que sofrer; se estou triste, as pessoas à minha volta tem que estar tristes; se alguém me bater eu tenho que bater de volta; se eu ajudar uma pessoa, um dia ela tem que me ajudar e tantos outros exemplos.

Pois bem, Deus também tem a sua equação, sabia ? Vejamos:


Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 
Mateus 5:44

Olha só que coisa, Jesus disse que devemos amar os nossos inimigos, bendizer aqueles que nos maldizem e fazer bem a quem nos faz mal. Isso é exatamente o oposto da equação humana, a qual infelizmente muitos segue à risca, ou seja odeia os inimigos, paga mal por mal e xinga aquele que nos ofendeu.

Veja como a "equação" de Deus é diferente, ela vai na contramão daquilo que é aceito pelo mundo, ela vai contra aquilo que o mundo "prega". Mas como vimos no comecinho da mensagem, uma equação tem dois lados iguais, então cadê o lado certo dessa equação de Deus ? Se eu amo alguém é porque sou amado. Mas como amar alguém que só me despreza ? é desigual eu tratar uma pessoa de um jeito e ela me tratar de outro. Porém na equação de Deus, isso está certo, porque na verdade nós só temos UM inimigo, que é o diabo. As pessoas que se levantam como nossas inimigas, são usadas pelo diabo, a palavra de Deus diz que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos, portanto essas pessoas devem ser amadas, porque além de ser mandamento, elas não nossas inimigas, consegue entender agora a equação de Deus ? Não amamos o inimigo (o diabo), devemos amar o nosso próximo, independente do que ele faça, porque ele não é o nosso inimigo e também porque ele é igual a nós, Deus não faz acepção de pessoas, pra Ele todos nós somos iguais.



Assim como as equações matemáticas são difíceis e complicadas, algumas equações de Deus também são difíceis de entender, e as vezes, até entendemos mas não queremos aceitá-las em nossa vida, imagina? Uma pessoa que só me despreza, que me deseja e me faz mal, como eu posso amá-la? Você conseguiria perdoar aquele que matou o seu pai ou sua mãe? Você consegue perdoar aquele que abusou da sua irmã ou de você mesma? Você consegue amar uma pessoa que "puxou o seu tapete" e está fazendo da sua vida um inferno? 

Aí entra a questão do perdão, que só é concedido quando se ama, você não perdoa alguém que odeia, isso não existe, você pode até falar que perdoou, mas com certeza foi algo da boca pra fora, o perdão requer amor, e isso é complicado, mas necessário.
É jovem, a equação do Senhor é essa e temos de cumpri-la ! Pois o Senhor é amor, mas também é justiça, por isso a bíblia diz, que a vingança é do Senhor (Sl 94), e existem inúmeros casos em que o Senhor deu a cada um, conforme as suas obras, homens perversos foram castigados e exterminados, homens bons foram recompensados, homens que se arrependeram foram perdoados, a bíblia toda mostra a justiça e o amor de Deus.

Devemos orar e pedir a Deus para nos ajudar a entender a sua "equação", porque os Seus planos são maiores que os nossos e tudo que Ele faz é perfeito, Deus nunca errou e nunca vai errar, nós é que devemos enxergar e entender os seus planos na nossa vida, quando não entendemos ai ficamos aflitos e angustiados.

Espero que tenham entendido um pouco da equação de Deus.

Não perca a próxima mensagem da série: A Equação de Deus, A Generosidade.

Até a próxima galera, fiquem com Deus

Lucas Teixera









Um comentário: