terça-feira, 7 de maio de 2013

A equação de Deus: Humildade e Soberba

Olá Jovens, tudo belezinha ? Espero que sim

Pra quem não viu as outras mensagens, segue abaixo os links


Hoje vamos falar de mais uma equação de Deus, a humildade e a soberba, grande parte dessa mensagem foi pregada pelo Pr. Luciano Borges, nos dias 28, 29 e 30, fechando o mês com chave de ouro.

Primeiro vamos ver o que é humildade, segundo o dicionário online humildade é:


1) Ausência completa de orgulho. 2) Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito 3) Modéstia, pobreza


Gostei muito da primeira definição, porque a pessoa humilde é exatamente oposta à pessoa orgulhosa ou soberba. A segunda definição também é excelente porque a pessoa humilde ela se acha inferior às outras, apesar de não ser. Já a terceira eu discordo um pouco, porque uma pessoa humilde não é necessariamente pobre, é claro que uma pessoa pobre tem uma tendencia a ser humilde, mas isso não é regra, existem muitas pessoas pobres orgulhosas, cheias de si, soberbas e totalmente fora do campo da humildade.

Agora vejamos o que é soberba, ainda segundo o dicionário online soberba é:


1) Sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior, elevação. 2) Sobranceria, altivez 3)Comportamento que denota orgulho, arrogância e presunção.



Como vimos, uma pessoa soberba é orgulhosa e cheia de si, ela se acha superior aos outros e, pelo fato de se acharem superiores, começam a desprezar o próximo e acreditam o mundo gira em torno delas, elas elevam o seu coração e acabam se esquecendo de quem as ajudou.


Agora vamos para a Palavra de Deus: 


O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.

Provérbios 18:22



Aqui podemos ver claramente que a pessoa soberba ela exalta a si mesma e, consequentemente será abatida, em contra partida a pessoa humilde ela se humilha e, consequentemente será honrada.

A equação aqui é muito simples, a pessoa que se exalta, Deus irá abatê-la e a pessoa que se humilha Deus irá exaltá-la, o problema é, como é difícil ser humilde !!!

Ser humilde significa engolir sapos, significa não revidar certas atitudes, significa ver as pessoas como superiores, significa ser servo o qual não tem vontade própria, mas antes da vontade dele prevalece a vontade de seu senhor, significa despojar-se de toda glória e de certa forma, significa desprezar os elogios. Quando alguém te elogiar, apenas dê glória a Deus e não fique se achando, para que a soberba não te pegue.

A humildade requer o caráter de Cristo, pois Ele foi o maior exemplo de humildade, sendo Deus ele se humilhou e se tornou homem, e além disso foi humilhado, cuspido, escarnecido e morto pelo próprio homem. Depois de tudo isso, Deus O exaltou soberanamente e lhe deu um nome acima de todo nome, veja o que o apóstolo Paulo escreveu:


Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 
Filipenses 2:6-10

Veja como a equação ficou certinha aqui, Jesus confiou no Pai que o havia prometido tudo isso, conforme Hebreus 12:2, sendo assim ele se humilhou e obedeceu até à morte, em seguida Deus O exaltou de tal forma que em Seu nome todo joelho tem que se dobrar.

Concluindo então a nossa série de mensagens, a equação de Deus é perfeita, pra tudo tem um por que e um para que, tudo tem um propósito e um significado, se confiarmos em Deus, compreendendo a situação ou não, Ele com certeza irá fazer algo para que a equação fique igual, não se esqueça Jovem o nosso Deus é justo.

Com humildade e alegria

Lucas Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário